Boxe - Projeto de integralização social

Projeto Movimento Dom - Equipe Dom Elias




Principais socos:

Jab: É um soco empregue nas artes marciais. Existem diversas variações de jab, contudo todas elas possuem características em comum. Com o braço dianteiro da posição base, o punho é impulsionado frontalmente até que todo o membro anterior se encontre completamente estendido. No momento do impacto, a pronação do punho é normalmente realizada com uma orientação horizontal, onde a palma da mão deve situar-se virada para o chão.




Direto: é um soco rápido lançado para a frente com uma das mãos. O poder vem de uma rotação dos ombros a 90º, enquanto que a posição do punho gira a 180º, trazendo o ombro dianteiro até à guarda junto ao queixo. Este é o soco mais importante no arsenal de um pugilista, já que é extremamente rápido e requer mínima deslocação de posição, comparado aos outros golpes. Este é usado como ferramenta para medir as distâncias ao adversário e apalpar terreno para os golpes seguintes. O direto pode ser referido tanto à mão esquerda como à direita. Quando desferido o direto com a mão dianteira, este distingue-se do jab pelo facto da sua intenção ser objetivamente o nocaute do oponente, enquanto que o jab serve geralmente para impedir que o adversário se aproxime ou até mesmo para que existe uma noção sobre a distância a que ambos os lutadores se encontram um do outro. No boxe e no kickboxing por exemplo, o direto é frequentemente desferido a mão dominante. A mão de trás cruza pelo corpo, os ombros giram em direção ao alvo e o pé de trás, que serve de pivot, alinha com a anca. Pode ser utilizado na técnica um meio passo para a frente (da mesma forma que um direto normal pode ser lançado com um passo à dianteira (passo-golpe) ou não), embora muitos prefiram não fazê-lo, e não ensinarem. O poder do golpe advém da rotação da anca, da extensão do braço e do impulso que esta combinação origina, como também do peso corporal que o próprio golpe transporta - o peso do pugilista transfere-se para o seu pé dianteiro, que assim coloca o corpo atrás do golpe.





Gancho (Hook): Golpe dado exclusivamente na linha de cintura de forma quase que frontal (com um pouco de inclinação de baixo para cima, pra gerar mais potência) e visa atingir o abdômen, estomago e plexo do adversário, ou seja, dado sempre na parte da frente do corpo, diferente do cruzado ao tronco que é dado na parte lateral. Esse golpe pode ser desferido com qualquer uma das mãos.



Uppercut: É uma versão mais curta do golpe Gancho executado de baixo para cima de forma de alavanca em direção ao queixo do oponente, ou à sua zona hepática; considerado muito perigoso e violento. É dado entre outra ocasiões quando o adversário esta de forma a usar o bloqueio frontal (com as luvas a frente da cabeça), pois nesse caso diretos e cruzados seriam pouco suficientes (visto que parariam na defesa). O poder no uppercut vem das pernas e anca. Este pode ser um golpe de poder devastador porque, mesmo que não encontre exatamente o queixo do adversário, tende a erguê-lo para cima, e deste modo proporciona um desequilíbrio momentâneo e aumenta simultaneamente a zona de conexão dos golpes.



Cruzado (boxe), soco rápido em artes marciais como o boxe, kickboxing e muay thai / golpe de curta distância, executado com um rápido movimento de braço da esquerda para a direita (ou vice-versa) em uma linha reta em direção ao rosto do oponente. O boxeador gira seu peso e seu ombro direito para frente para acrescentar potência ao golpe. 




Swing: O golpe mais potente do boxe, porém dados somente em situações bem oportunas, pois deixa o boxeador completamente aberto para receber o que chamamos de "contra-ataque de encontro", O golpe é dado com a mão de trás (a mais forte) e é lançado de forma descendente (fazendo uma curva de cima pra baixo) visando atingir o queixo ou qualquer outra parte do rosto do adversário com toda a potência possível. Se entrar é nocaute. Ele é atribuído por muitos a lutadores de pouca técnica, o que é um engano, visto que muitos lutadores técnicos usam esse golpe. ou quando já estão muito cansados ou castigados durante uma luta (uma espécie de golpe tudo ou nada).


Defesas, esquivas e bases:





Filiado a EUB - Etron Universal Boxe:

Etrom Universal Boxe: Curso de Capacitação de Treinador de Boxe Inguês – Turma 16/2020 / Habilitação; Treinador Reg. 088; Filiado a EUB (Equipe Dom Elias) 15/02/2020.









Nenhum comentário:

Postar um comentário