Medicina e Segurança do Trabalho


Profissional da Administração; Psicologia; Recursos Humanos; Teologia e da Pedagogia 

com Especialização nas Áreas Técnicas em Saúde; Auditoria; Qualidade; Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.

Serviços Realizados:

Você sabia que a segurança do trabalho tem uma relação direta com o meio ambiente e com as práticas sustentáveis que regem uma empresa?

A proteção do local de trabalho não se limita apenas aos colaboradores envolvidos, mas também inclui a preservação ambiental.

É fundamental que as empresas façam a analise de riscos ambientais, especialmente as indústrias, petrolíferas, construtoras, químicas e farmacêuticas que possuem um alto potencial de impacto negativo ao meio ambiente.

A gestão de riscos está devidamente disposta em todos os programas internos de segurança, incluindo o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

As NRs (Normas Regulamentadoras) brasileiras destacam quem deve elaborar a análise de risco, incluindo as especificações para cada setor, como as empresas de injeção plástica, indústrias e demais empreendimentos.

Para realizar a gestão e análise de riscos ambientais, utilizam-se algumas ferramentas, entre as quais:

  • Análise Preliminar de Risco (APR);
  • Aspectos e Impactos Ambientais (AIA);
  • Plano de Continuidade de Negócios (PCN);
  • Análise de Impacto do Negócio (AIN);
  • Estudos de Perigo de Operabilidade (HAZOP);
  • Análise de Vulnerabilidade Sócio Ambiental.

Além disso, conta-se a análise da qualidade do ar, que avalia a presença de componentes tóxicos em um determinado ambiente, sendo requisitada principalmente para trabalhos em espaços confinados.

Para isso, são realizados diversos testes, que verificam a ventilação do local, a presença de indícios de contaminação, entre outros resultados detalhados a respeito da qualidade do ar.

Isso porque, além de analisar se o ambiente é propício para o trabalho humano, bem como, se os colaboradores precisam usar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como máscaras, a análise da qualidade do ar também avalia se há contaminação atmosférica.

Importante ressaltar que a análise de riscos envolve o esclarecimento a respeito de 4 principais riscos ambientais.

São eles:

  • Risco químico (vapores, névoa, gases);
  • Risco biológico (bactérias, vírus, fungos, parasitas);
  • Riscos físicos (temperaturas extremas, ruídos, pressão anormal);
  • Riscos ergonômicos (desconforto, jornadas exaustivas, tarefas repetitivas).

Todos os procedimentos para proteção do meio ambiente e garantia da segurança do trabalho estão devidamente dispostos nas NRs, como é o caso da NR 9, que estabelece a obrigatoriedade na implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

Essas recomendações devem ser cumpridas por todas as empresas, desde um escritório até uma empresa de montagem industrial, garantindo a prevalência da dignidade humana e os preceitos da sustentabilidade.

Prevenção contra incêndios: garantia para seres humanos e natureza

Os incêndios podem causar imensa destruição, com perdas humanas, materiais, da flora e fauna de um ambiente.

Por conta disso, entre os planos de segurança do trabalho, há uma preocupação fundamental com o projeto de incêndio, em especial para centros comerciais, residenciais, condomínios e outras áreas com grande tráfego de pessoas.

A partir dele, é possível elaborar os planos e estratégias de segurança, para evitar a ocorrência de incêndios, como curtos em equipamentos eletroeletrônicos e áreas com alto risco de propagação de chamas.

Os projetos de incêndio são desenvolvidos com base nas instruções normativas do segmento, incluindo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Corpo de Bombeiros.

Entre os principais fundamentos do projeto está a prevenção de edifícios e vidas, com a elaboração de rotas de fuga, instalação de equipamentos para controle de incêndio e o desenvolvimento de boas condições para ação do Corpo de Bombeiros.

O projeto é indispensável para a obtenção do laudo AVCB diferenciado, documento obrigatório para as construções, emitido pelo Corpo de Bombeiros, que declara se o imóvel cumpre todas as regras e pré-requisitos de segurança contra incêndio.

Vale ressaltar que o laudo AVCB, além de obrigatório, também atesta a segurança de todas as pessoas que circulam diariamente nesses locais.

Por conta disso, o documento é indispensável para a segurança do trabalho e para o meio ambiente.

O laudo AVCB tem prazo de validade de 1 até 5 anos, dependendo do tipo de edificação e condições da estrutura.

Controle de pragas: segurança contra animais peçonhentos

Ao mesmo tempo em que muitas normas de segurança do trabalho e meio ambiente prezam pela preservação da fauna e da flora, a empresa de controle de pragas visa proteger os seres humanos e outros animais de espécies peçonhentas e venenosas.

Desse modo, por meio de métodos de controle e dedetização de infestações indesejadas, é possível controlar a presença de animais como ratos, baratas, pulgas, cupins, aranhas, cobras, morcegos, entre outros.

As vantagens são inúmeras, incluindo a redução no número de doenças que são causadas pelas pragas.

Aliás, importante destacar que para alguns tipos de trabalho, principalmente as atividades rurais e do campo, é recomendável o uso de certos EPIs e vestimentas que protegem os trabalhadores contra picadas de insetos e animais peçonhentos.

Além disso, algumas empresas precisam redobrar os cuidados com algumas pragas.

Por exemplo, quem trabalha com madeira não pode deixar que uma infestação de cupins comprometa sua matéria-prima, prejudicando toda a produção e lucratividade do setor.

Descarte correto de materiais: contenção de riscos biológicos e químicos

Outro elemento importante do plano de segurança do trabalho e do meio ambiente refere-se ao descarte correto de materiais com alto risco de contaminação, incluindo por agentes biológicos e químicos.

De acordo com as Normas Regulamentadoras, é importante usar um coletor perfuro cortante plástico, feito de material rígido e resistente a cortes, perfurações e vazamentos.

O acessório é desenvolvido em consonância com a NR 32, sendo destinado ao descarte de agulhas, bisturis, seringas, entre outros materiais que possam estar infectados.

O coletor também conta com sinalização em todo o seu entorno, para tornar mais fácil o transporte dos resíduos para o descarte correto.

Dessa forma, evita-se que os materiais possivelmente infectados entrem em contato com o meio ambiente e possam impactar negativamente a natureza, além de causar sérios riscos à saúde e integridade humana.

Campanhas de prevenção de acidentes

Quando estamos falando sobre planejamento em segurança do trabalho e meio ambiente, não podemos esquecer de tratar sobre a expressão desenvolvimento sustentável.

Muito comum nos dias atuais, o termo refere-se ao conjunto de práticas que permitem a continuidade as atividades econômicas, mas que ao mesmo tempo não prejudique o suprimento dos recursos naturais para as gerações futuras.

Assim, as empresas precisam pensar em maneiras de promover o engajamento dos colaboradores, diante da responsabilidade de um progresso ambientalmente correto, isto é, sustentável.

Daí a importância de conscientizar todo o time da sua empresa sobre a prevenção de acidentes, visto que essas ocorrências não afetam somente o local de trabalho, mas sim, toda a comunidade.

Para isso, não basta se limitar em ações de divulgação, palestras e treinamentos. É necessário dar o exemplo, com ações práticas de como se portar para prevenir acidentes no ambiente de trabalho.

Infelizmente, apesar do aumento da consciência humana acerca da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável, ainda há grande falta de cultura empresarial feita para prevenir e precaver os riscos no ambiente de trabalho.

De acordo com dados do Ministério Público do Trabalho (MPT), o número de óbitos causados por acidentes de trabalho voltou a crescer nos últimos anos, incluindo empregados formais e autônomos.

Além do mais, tragédias como a de Brumadinho e de Mariana voltam a reacender o debate sobre a importância da segurança do trabalho e as relações com o meio ambiente.

Entre as discussões, está a importância da valorização da vida, do meio ambiente, dos recursos naturais e de toda a comunidade ao entorno, ao invés de privilegiar o lucro.

Desse modo, como você já deve ter percebido, a segurança do trabalho e o meio ambiente são temas indissociáveis, visto que os perigos estão espalhados em todos os ambientes, não somente no âmbito profissional.

Sendo assim, ao assegurar que todo o seu time de colaboradores, fornecedores e clientes compreendam a importância da segurança do trabalho e do meio ambiente, a sua empresa já pode ter um elevado aumento na produtividade e redução de riscos.

Oferecemos todos os cursos. treinamentos e serviços exigidos pelo Ministério do Trabalho para a regularização da sua empresa.

Contamos com a melhor equipe de profissionais para atender ao seu empreendimento. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário