Curso de Locução



O profissional de locução é conhecido principalmente por apresentar programas na tv e no rádio, chamando os programas, tecendo comentário, fazendo criticas, fazendo entrevistas e narrando acontecimentos importantes do dia, sendo esses nacionais ou internacionais. Ultimamente, além de trabalhar na televisão e no rádio, o locutor também tem se destacado em mídias alternativas, como o cinema e vídeos na internet.


QUAIS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS?

Para ser um bom profissional de locução as características que se fazem necessárias são: Ter uma boa voz; Saber falar eloquentemente; Ser simpático; Saber respeitar a opinião dos outros; Saber ouvir críticas; Ser crítico; Gostar de ler; Gostar de eventos diversos; Falar mais de um idioma.

QUAL A FORMAÇÃO NECESSÁRIA?

Em função da legislação da profissão, no caso específico de locutores, somente profissionais com formação em Jornalismo/ Rádio e tv podem redigir e comentar a notícia. Portanto, os locutores sem formação em Jornalismo foram gradualmente substituídos nos noticiários de rádio e TV. No caso dos comentaristas esportivos, não é obrigatória a formação em Jornalismo, sendo frequente que ex-jogadores e técnicos comentem eventos esportivos. Mas hoje encontramos o curso técnico de radialismo-locução, que assim como o bacharelado de jornalismo/rádio e tv, também oferece o DRT, registro necessário para quem quer exercer a profissão. Além do mais, ainda existem diversos cursos que podem ser acrescentados no currículo.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

Entre as principais atividades da profissão encontram-se: Apresentar programas de rádio e televisão; Tecer comentários sobre um determinado assunto e fazer à locução de anúncios publicitários; Entrevistar pessoas; Anunciar a programação; Preparar o conteúdo para apresentação.

ÁREAS DE ATUAÇÃO E ESPECIALIDADES

Esse profissional pode atuar em diversos locais, interpretando as informações de forma agradável ao público ouvinte. São exemplos de mídias onde o locutor pode atuar: Rádio, televisão, Internet, Festas, Rodeios, Hipermercados, Academias, Esperas telefônicas, etc.

MERCADO DE TRABALHO

O campo de trabalho para esse profissional vem crescendo nos últimos anos, principalmente em decorrência do desenvolvimento de novas mídias e do crescimento da internet. Antigamente a televisão e o rádio eram os únicos meios de trabalho do locutor, mas atualmente esse profissional tem encontrado espaço também na web.

CURIOSIDADES

Uma das funções mais representativas da locução em mídia é a narração esportiva, principalmente em jogos coletivos como futebol, vôlei e basquete, bem como corrida de cavalos. 



Formação na referida área:

Bacharel (Livre) em Filosofia – Instituto Superior de Pesquisas Teológicas (2007);

Bacharel (Livre) em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo – Instituto de Comunicação e Ciências do Sudeste (2009): Registro Profissional 0035501/RJ MTE/DRT

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos – Faculdade Integrada dos Vales (Fadivales) – (16/12/2016) – Titulo: Tecnólogo em Gestão de Recurso Humanos

Instituto de Comunicação e Ciências do Sudeste: Radialismo Registro 023674/RJ MTE/DRT (24/07/2017)
Licenciatura em Pedagogia - Faculdade Intervale – (23/11/2022 – Reg. nº 919 – Livro nº 07 – Folha nº 66. – Título do TCC: O Educador; A Didática e a Arte ao Ensinar - Nota 9,0)

Licenciatura em Música (R2) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança – (06/12/2023 Registro 659 / Livro 01B / Folha 19 - TCC: A Música e sua importância no contexto educacional - Nota: 9,0);
MBA em Gestão de Pessoas (29/12/2017) - Titulo: MBA;

MBA em Jornalismo Digital (07/07/2023 - Área: Ciências Sociais; Comunicação e Informação – Título: MBA);

Pós-Graduação Lato Senso em Fonoaudiologia Empresarial (24/04/2024 – Área: Negócios; Administração e Direito – Titulo: Especialista / As formas de Administrar a Comunicação no Ambiente Corporativo – Nota 98);

Nenhum comentário:

Postar um comentário