Curso de Locução


O profissional de locução é conhecido principalmente por apresentar programas na tv e no rádio, chamando os programas, tecendo comentário, fazendo criticas, fazendo entrevistas e narrando acontecimentos importantes do dia, sendo esses nacionais ou internacionais. Ultimamente, além de trabalhar na televisão e no rádio, o locutor também tem se destacado em mídias alternativas, como o cinema e vídeos na internet.

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS?

Para ser um bom profissional de locução as características que se fazem necessárias são: Ter uma boa voz; Saber falar eloquentemente; Ser simpático; Saber respeitar a opinião dos outros; Saber ouvir críticas; Ser crítico; Gostar de ler; Gostar de eventos diversos; Falar mais de um idioma.

QUAL A FORMAÇÃO NECESSÁRIA?

Em função da legislação da profissão, no caso específico de locutores, somente profissionais com formação em Jornalismo/ Rádio e tv podem redigir e comentar a notícia. Portanto, os locutores sem formação em Jornalismo foram gradualmente substituídos nos noticiários de rádio e TV. No caso dos comentaristas esportivos, não é obrigatória a formação em Jornalismo, sendo frequente que ex-jogadores e técnicos comentem eventos esportivos. Mas hoje encontramos o curso técnico de radialismo-locução, que assim como o bacharelado de jornalismo/rádio e tv, também oferece o DRT, registro necessário para quem quer exercer a profissão. Além do mais, ainda existem diversos cursos que podem ser acrescentados no currículo.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

Entre as principais atividades da profissão encontram-se: Apresentar programas de rádio e televisão; Tecer comentários sobre um determinado assunto e fazer à locução de anúncios publicitários; Entrevistar pessoas; Anunciar a programação; Preparar o conteúdo para apresentação.

ÁREAS DE ATUAÇÃO E ESPECIALIDADES

Esse profissional pode atuar em diversos locais, interpretando as informações de forma agradável ao público ouvinte. São exemplos de mídias onde o locutor pode atuar: Rádio, televisão, Internet, Festas, Rodeios, Hipermercados, Academias, Esperas telefônicas, etc.

MERCADO DE TRABALHO

O campo de trabalho para esse profissional vem crescendo nos últimos anos, principalmente em decorrência do desenvolvimento de novas mídias e do crescimento da internet. Antigamente a televisão e o rádio eram os únicos meios de trabalho do locutor, mas atualmente esse profissional tem encontrado espaço também na web.

CURIOSIDADES

Uma das funções mais representativas da locução em mídia é a narração esportiva, principalmente em jogos coletivos como futebol, vôlei e basquete, bem como corrida de cavalos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário